sábado, 19 de janeiro de 2013

A importância do Aquecimento antes do início da Atividade Física


Após escrever um pouco sobre a importância do alongamento pós atividade física, hoje vou falar um pouco sobre a importância do aquecimento antes do início de qualquer atividade física.Sendo o objetivo central e importância do aquecimento, a elevação da temperatura corporal e muscular, assim como, aumentar a circulação sanguínea para um maior desempenho motor e muscular. Além de ajudar o atleta ou mesmo praticante de algum esporte mesmo que amador a concentrar na atividade que irá fazer posteriormente, melhorando no desempenho da prática esportiva.

Dentre os benefícios do aquecimento estão relacionados aumento da temperatura muscular e do metabolismo energético, aumento da elasticidade do tecido (os músculos, os tendões e os ligamentos tor­nam-se mais elásticos, o que proporciona diminuição do risco de lesão), aumenta a produção do líquido sinovial (aumentando a lubrificação das articulações), aumento do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo perifé­rico, melhora da função do sistema nervoso central e do recrutamento das unidades motoras neuromusculares. Estas modificações provocam melhoria na fluidez e na eficácia do gesto esportivo prevenindo os problemas articulares(1,9-16). Além disso, reduz a atividade da fibra gama e, consequentemente, a sensibilidade do fuso muscular e aumenta a sensibilidade dos OTGs contribuindo para o relaxamento muscular (Weineck).

Porém devemos ter alguns cuidados ao realizar o aquecimento, o mesmo deve ser progressivo e gradual, proporcionando uma intensidade suficiente para o aumento da temperatura corporal.
Caso este aquecimento corporal não seja suficiente podem orcorrer estiramentos musculares como relata o autor Weineck: Quando os sarcômeros da fibra muscular são dis­tanciados até o comprimento maior, a zona de sobreposição diminui, consequentemente, a tensão, que pode ser gerada pela fibra, diminui. Quando a fibra muscular esquelética é estirada a 170% de seu compri­mento ótimo, não existe mais sobreposição entre os filamentos finos (miosina) e grossos (actina), surge então o denominado estiramento (distensão) muscular.


Ou seja, vai começar qualquer atividade física lembre-se aquecimento é fundamental para lhe preparar para a atividade que pretende realizar e evitar lesões ao pratica-la, caso vá caminhando para a academia ou andando de bicicleta e o professor peça que ainda sim faça um aquecimento, questione-o, porque já que veio fazendo uma atividade que pode substituir o aquecimento, e lembre do por que? caso peça para alongar.
Termino novamente falando um pouco da importância do alongamento ao final da atividade física que além de trazes os inúmeros benefícios abordados anteriormente, tem também a finalidade de evitar o encurtamento muscular, já que, devido as sucessivas contrações musculares durante a atividade ocasionadas pelo treinamento devido ao esforço muscular, além de evitar a desestabilização da postura corporal.

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